& vbCrLfFrase da barra de menu desktop
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Relembre a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de futebol

 
       
 

o Alvinegro vai em busca do oitavo título a partir deste domingo (28), em Salvador

 
  Por:

Voz da Fiel

25/04/2019 13:52:48  
       
 
 
 
       
   Relembre a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de futebol   
  Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians  
       
  Neste domingo (28), em Salvador, o Corinthians estreia no Brasileirão 2019. Contra o Bahia o Timão inicia a caminhada em busca do seu oitavo título. As conquistas alvinegras na competição aconteceram em 1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017.

Criado em 1971, após anos de disputas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro reúne, atualmente, 20 equipes. Desde 2003, a competição é realizada no formato de pontos corridos.

Considerando a competição desde 1971, o Corinthians já fez 1335 jogos, com 569 vitórias, 392 empates e 374 derrotas. Nestas edições, são 1762 gols marcados e 1400 sofridos.

Na década de 70, o Alvinegro ficou na quarta colocação em 1971 e 1972 e obteve sua melhor colocação no Nacional em 1976 – quando foi vice-campeão, superado pelo Internacional. Aquela campanha ficaria marcada, principalmente, pelo duelo na semifinal, contra o Fluminense, quando o Timão conquistou a vaga inédita para a decisão do campeonato, no Rio de Janeiro, no episódio lembrado como a Invasão Corinthiana no Maracanã.
 
      
 

Relembre a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de futebol

 
  Em 1982, o Alvinegro voltou a flertar com a conquista nacional quando a equipe formada por Casagrande, Sócrates, Biro-Biro e Cia. avançou às semifinais, eliminada pelo forte time do Grêmio. Dois anos depois, o Corinthians voltou a ficar entre os quatro melhores, mas foi superado pelo Fluminense (que posteriormente seria o campeão), na semifinal.

No início dos anos 90, a Fiel enfim comemoraria o seu primeiro título brasileiro. Liderada por Neto, destaque da campanha, a equipe alvinegra liderou a primeira fase, com 32 pontos conquistados, e passou por Atlético-MG e Bahia, antes de encarar o São Paulo na final. No primeiro jogo da decisão, vitória com gol de Wilson Mano. Em 16 de dezembro, sob o olhar de mais de 100 mil torcedores no Morumbi, Tupãzinho fez o gol que garantiu o primeiro título brasileiro ao Timão.
 
 

 
  Após ótimas campanhas em 1993 (3º lugar, com apenas uma derrota em toda a competição) e 1994 (vice-campeão), o Corinthians voltou a vencer o Campeonato Brasileiro no final da década de 90. E duas vezes consecutivas.

Em 1998, após liderar a primeira fase com 46 pontos, o Alvinegro passou por Grêmio e Santos até chegar à grande final, contra o Cruzeiro. Na época, o título era decidido em melhor de três jogos e, depois de empate nas duas primeiras partidas, o Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 0, com gols de Edílson e Marcelinho Carioca, garantindo o caneco.

No ano seguinte, a equipe ganhou reforços importantes como o goleiro Dida e o atacante Luizão. Novamente com a melhor campanha da primeira fase, o Alvinegro superou o Guarani nas quartas e o São Paulo na semifinal, em jogo marcado por dois pênaltis cobrados por Raí, defendidos pelo goleiro Dida, até chegar à decisão. Na final, contra o Atlético-MG, o Corinthians foi superado na primeira partida, venceu a segunda por 2 a 0, com dois gols de Luizão e, por ter a melhor campanha, bastou um empate no último jogo para levantar o Tri.
 
 

Relembre a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de futebol

 
  Em 2002, o Corinthians voltou a brigar pelo título brasileiro. A equipe comandada por Carlos Alberto Parreira chegou à decisão, mas ficou com o vice, após ser superada pelo Santos. No ano seguinte, o Campeonato Brasileiro passaria a ser disputado pelo sistema de pontos corridos – formato que permanece até hoje.

O primeiro título Alvinegro nos pontos corridos, e quarto caneco do Brasileirão, veio em 2005. Com Tevez, Nilmar, Roger, Mascherano e Carlos Alberto, o Timão foi o campeão com 81 pontos conquistados.

 
 

 
  Após um dos momentos mais tristes da história alvinegra, quando foi rebaixado para a Série B em 2007, o Corinthians retornou mais forte para se tornar o maior campeão brasileiro dos pontos corridos e da década seguinte.

Em 2011, sob o comando de Tite, o Alvinegro começou a formar a equipe que, no ano seguinte, conquistaria a América e o Mundo. Com 71 pontos, o título foi confirmado da melhor forma possível: na última rodada, em pleno Pacaembu, num duelo com o maior rival. O empate sem gols contra o Palmeiras, no dia 4 de dezembro, foi suficiente para garantir o Penta.
 
  Relembre a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de futebol  
  Depois de ficar com a quarta colocação em 2014 – ano marcado pela inauguração da Arena Corinthians – o Alvinegro, mais uma vez sob o comando de Tite, encantou o país no Brasileirão de 2015. Com campanha recorde na competição (81 pontos conquistados, 24 vitórias, apenas 5 derrotas e 71 gols marcados), o Timão sagrou-se Hexacampeão em São Januário, após empate contra o Vasco da Gama. A entrega da taça aconteceu na Arena Corinthians, após goleada marcante de 6 a 1 sobre o rival São Paulo.

Em 2017, já sob o comando de Fábio Carille, o Timão surpreendeu os adversários. Após campanha invicta e avassaladora no primeiro turno, a equipe soube administrar os jogos, vencer os duelos decisivos e conquistar o sétimo título Brasileiro da história do clube do Parque São Jorge, com 72 pontos ganhos. A conquista foi confirmada em Itaquera, depois de vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense.
 
      
   
 

 
 
Avaliação desta notícia vai para: Corinthians