});
& vbCrLfFrase da barra de menu desktop
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Paulistão 2019: a partida final será a de quebra de tabu

 
       
 

O Corinthians após não perder o 1º jogo levou o único revés a 21 anos atrás

 
  Por:

Voz da Fiel

20/04/2019 11:49:02  
       
 
 
 
       
   Paulistão 2019: a partida final será a de quebra de tabu   
  Foto: Reprodução/Internet/Voz da Fiel  
       
  Corinthians e São Paulo vão decidir um título de campeonato pela décima primeira vez na história, sendo a oitava decisão de Campeonato Paulista envolvendo os dois clubes.

O Timão tem ampla vantagem sobre o rival, são sete títulos conquistados contra três vice-campeonatos. A rica história de decisões entre os clubes envolve também uma disputa de Brasileiro e um título internacional, ambos vencidos pelo Corinthians.

Outra curiosidade é que somente pela segunda vez na história não teremos as duas partidas finais sendo jogadas no estádio do Morumbi, a primeira vez que isso ocorreu foi pela Recopa Sulamericana de 2013, com o segundo jogo sendo disputado no estádio do Pacaembu.
 
      
 
 
 
  O Campeonato Paulista de 1997, não pode ser considerado uma decisão de mata-mata, apesar de muitos Corinthianos acharem isso.

Em 1997 não estava previsto uma final de campeonato entre dois times e sim um quadrangular envolvendo os quatro times (dois de cada grupo) com melhor pontuação na primeira fase.

Palmeiras (48 pts) e Santos (46 pts) se classificaram no grupo 1; Corinthians (45 pts) e São Paulo (40 pts) se classificaram pelo grupo 2. Outra curiosidade é que após as duas primeiras rodadas do quadrangular somente Corinthians e São Paulo poderiam ser campeões, sendo assim, a Federação Paulista deixou esse confronto como a última partida do quadrangular, ficando ela com uma cara de final de campeonato.

Na partida final, o lateral-esquerdo André Luís fez o gol do título: o jogo acabou empatado em 1 a 1 e apesar do empate em número de pontos e do saldo e gols favorável ao São Paulo, o Corinthians ficou com o título, pois o primeiro critério de desempate era a campanha na fase anterior.
 
 
 
 
  Veja alguns números do confronto em decisões de campeonatos entre Corinthians e São Paulo:

• Paulista: Corinthians 5 x 3 São Paulo
• Brasileiro: Corinthians 1 x 0 São Paulo
• Recopa: Corinthianjs 1 x 0 São Paulo

SALDO: Corinthians 7 x 3 São Paulo
 
  Paulistão 2019: a partida final será a de quebra de tabu  
  A única vez que o Corinthians não perdeu a primeira partida de mata-mata contra o São Paulo e acabou ficando com o vice-campeonato aconteceu pelo Paulista de 1998.

As finais foram disputadas no Morumbi, com o São Paulo precisando de dois resultados iguais para ser campeão. O Corinthians de Vanderlei Luxemburgo, Marcelinho Carioca, Gamarra, Vampeta e Rincón venceu a primeira partida por 2 a 1, adquirindo a vantagem de precisar de apenas de um empate na finalíssima.

O último grande reboliço do campeonato foi a contratação de Raí, pelo São Paulo, para o jogo de volta. Como o regulamento era omisso, o clube pôde inscrevê-lo para disputar apenas uma partida, justo a grande final.

O São Paulo terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, gol de Raí em sua reestreia. Após o intervalo, Didi empatou para o Corinthians, colocando o Timão próximo do bicampeonato, novamente em cima do São Paulo, como no ano anterior. Mas Raí lançou França, que fez 2 a 1.

No fim da partida, França marcou 3 a 1 para o São Paulo e definiu o 19º paulista do clube.
 
 
 
 
  Essa final promete, o Corinthians para ser tricampeão terá que igualar um feito conquistado pelo clube a 80 anos atrás, que foi o terceiro tricampeonato Paulista 1937/38/39.

Já o São Paulo terá que vencer pela primeira vez na Arena Corinthians (seja no tempo normal ou nos pênaltis) e repetir um feito de 21 anos atrás, quando na única vez que conseguiu ser campeão em cima do Timão sem ter vencido a primeira partida da final.

Quem vença o melhor e que dentro de campo o Corinthians mostre isso!