Aqui é o lugar onde a Fíel Torcída é ouvída de verdade

       
 

Há 96 anos atrás o Corinthians estreava na Fazendinha

 
       
  Segundo o Corinthians,

o Timão tem aproveitamento de 74% no estádio

 
  Por:

Voz da Fiel

25/01/2019 09:25:51  
       
 
 
 
       
     
  Foto: Corinthians  
       
  Há 96 anos, no dia 25 de janeiro de 1923, o Corinthians jogou pela primeira vez no estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, localizado no Parque São Jorge. Pelo segundo turno do Campeonato Paulista de 1922, o Alvinegro enfrentou o Sírio e venceu pelo placar de 1 a 0. O centroavante Gambarotta anotou o único gol da partida, de cabeça.

Como curiosidade, esse primeiro jogo do Corinthians na Fazendinha foi como visitante. Na época, o Timão ainda mandava as partidas no estádio da Ponte Grande. Escalado pelo treinador Guido Giacominelli, a equipe alvinegra foi a campo com Mário, Garcia, Del Debbio, Rafael, Amílcar, Ciasca, Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues.

O resultado positivo na Fazendinha colocou o Alvinegro de volta nos trilhos na competição, que acabaria com o título paulista conquistado pelo Timão, o terceiro na história e o primeiro do histórico tricampeonato estadual de 1922/1923/1924.

Depois deste confronto, o Timão só voltou a jogar na Fazendinha em 1928, contra o América-RJ. O jogo amistoso foi válido pela Taça Vada e o Corinthians faturou apesar do empate de 2 a 2 no tempo normal.
 
      
 
 
 
  Devido ao crescimento da Fiel Torcida, o Timão começou a mandar jogos no Cícero Pompeu de Toledo e no Pacaembu, tendo feito a última partida oficial na Fazendinha no dia 03 de agosto de 2002. No jogo, o Timão venceu o Brasiliense, por 1 a 0, com gol de Fabinho.

Atualmente, a Fazendinha sedia jogos da Categoria de Base do Corinthians, do Futebol Americano e do Futebol Feminino.

Retrospecto

Adquirido em 1926 pelo Corinthians, o Parque São Jorge tornou-se uma das casas da história do clube. Na Fazendinha, foram 469 partidas oficiais do Alvinegro, com um aproveitamento de 74%: 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. O Timão marcou 1.321 gols e sofreu 480 no estádio.