& vbCrLfFrase da barra de menu desktop
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Há 75 anos, Domingos da Guia estreava pelo Corinthians

 
       
 

o zagueiro vestiu o manto alvinegro pela primeira vez em vitória de virada sobre o Flamengo, no Pacaembu, em 1944

 
  Por:

Voz da Fiel

13/02/2019 11:36:19  
       
 
 
 
       
   Há 75 anos, Domingos da Guia estreava pelo Corinthians   
  Foto: Reprodução/Internet/Voz da Fiel  
       
  Há 75 anos, Domingos Antônio da Guia, o Divino Mestre, estreava com o manto alvinegro. Em uma tarde no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) o zagueiro defendeu pela primeira vez o Corinthians contra seu ex-clube, Flamengo, em uma partida amistosa.

Comandado por João Chiavoni, o Alvinegro foi a campo com Bino (GOL); General (LD), Domingos da Guia (ZAG), Begliomini (ZAG), Dino (LE); Brandão (VOL), Servílio (MEI), Nino (MEI); Agostinho (ATA), Hércules (ATA) e Milani (ATA).

A primeira etapa foi controlada pela equipe carioca. Aos 24 minutos de jogo Sílvio Pirillo abriu o placar e em seis minutos ampliou o placar, deixando a equipe do Parque São Jorge atrás por dois gols.

Na segunda etapa, no melhor estilo Corinthians, o Timão reagiu. Aos 15 minutos de jogo Agostinho balançou as redes para diminuir a diferença. Em jogo tenso, a equipe alvinegra não parou de buscar o gol, que demorou para vir. Faltando seis minutos para o apito final, Agostinho marcou novamente e deixou tudo igual no Pacaembu.
 
      
 

 
  Parecia ser o placar final, depois de um grande confronto, o empate seria o mais justo entre as duas equipes. Entretanto, Válter, que entrou no lugar de Servílio, anotou o gol da virada faltando dois minutos para o fim da partida. Para o delírio da Fiel torcida, o Alvinegro virou a partida e venceu o adversário carioca.

Domingos da Guia foi um dos melhores zagueiros do futebol mundial de todos os tempos. Com passagem no Timão entre 1944 e 1948, levantou a Taça Cidade de São Paulo, em 1947, e permaneceu sendo relacionado para a Seleção Brasileira ao longo destes anos. Vindo do Flamengo por um valor recorde na época, era conhecido por seu estilo único de sair jogando com a bola no pé, que lhe rendeu o apelido “Divino Mestre”. Pelo Corinthians, Domingos da Guia fez 117 jogos.
 
      
   
 

 
 
Avaliação desta notícia vai para: Corinthians