& vbCrLfFrase da barra de menu desktop
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Arena Corinthians: saiba qual é a real capacidade do estádio

 
       
 

Fizemos algumas pesquisas para saber qual a capacidade total de público na Arena Corinthians

 
  Por:

Voz da Fiel

25/05/2019 09:59:07  
       
 
 
 
       
   Arena Corinthians: saiba qual é a real capacidade do estádio   
  Foto: Arena Corinthians  
       
  Maio de 2014 foi mais uma data histórica para o Corinthians e a sua Fiel Torcia. No dia 10 daquele mês, a Fiel podia, enfim, podia comemorar a sua tão sonhada casa: a Arena Corinthians era inaugurada com a realização de um jogo marcante: Corinthians x Corinthians, com a participação de mais de 100 ex-jogadores do Timão.

O pontapé inicial da obra foi dado às 8h14m do dia 30 de maio de 2011, quando foram ligadas as primeiras máquinas na obra da Arena Corinthians, para o trabalho de terraplanagem, quando tudo não passava de um grande terreno de 197 mil m², no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
 
      
 

Arena Corinthians: saiba qual é a real capacidade do estádio

 
 

O estádio corinthiano possui quatro setores Norte, Sul, Leste e Oeste, com duas grandes arquibancadas laterais. No lado leste, foi construído um enorme painel de LED, com 170 metros de largura e 20 metros de altura. Já no Oeste, há um painel de vidro formado por 1.350 peças, em uma área de 240 metros de comprimento por 30 metros de altura.

Mas afinal, qual é a real capacidade total de público da Arena?

Por mais simples que seja essa pergunta, a resposta não é. Primeiro porque o próprio Corinthians nunca divulgou de forma oficial essa informação e questões envolvendo a Prefeitura de São Paulo, Corpo de Bombeiros e PM-SP geram informações conflitantes sobre isso.

 
 

 
  Em 2015 o Corinthians conseguiu uma autorização da prefeitura de São Paulo e do Corpo de Bombeiros para aumentar a capacidade do setor norte da Arena. O local abriga as torcidas organizadas ligadas ao Timão. A informação na época, foi divulgada pelo jornal Lance e confirmada por dirigentes do clube.

Com as cadeiras o setor Norte tinha uma capacidade de 6.800 lugares, porém após a retirada essa capacidade subiu para 7.400 lugares. Ainda em agosto de 2015, o então superintendente de futebol do Corinthians, Andrés Sanchez, disse em entrevista ao SporTV que o clube estava próximo de conseguir a autorização para que a arena chegasse a 50 mil lugares.

 
 

Arena Corinthians: saiba qual é a real capacidade do estádio

 
 

A alteração entrou em vigor na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Todos os 9.027 ingressos colocados à disposição foram vendidos. O Timão bateu seu recorde de público pagante da arena, com 43.615, para uma renda de R$ 2.747.175,00.

Porém, de maneira não oficial, circula uma informação entre os frequentadores do setor Norte que a PM-SP, por questões de segurança, não permite mais a venda dessa carga máxima de ingressos e que o máximo de pessoas permitidas agora é de 7.800 lugares.

Isso explica (vide imagem) porque mesmo com todos os ingressos vendidos existem espaços bem visíveis no setor Norte durante as partidas do Corinthians.
 
 

 
  Se levarmos em conta os poucos dados oficiais e todas as demais informações que temos a disposição, podemos afirmar que o número total de público que a Arena Corinthians pode receber é de 48.600 torcedores.

Veja abaixo a capaciade máxima por setor:

• Norte: 7.800
• Sul: 6.800
• Leste inferior: 10.000
• Leste superior: 7.500
• Oeste inferior: 10.000
• Oeste superior: 4.000
• Camarotes: 2.500
• Total: 48.600

E quando a Arena terá essa lotação máxima

Essa é outra pergunta simples que não tem uma resposta certa. Na final do Paulistão de 2019 nada mais, nada menos que 46.903 pessoas compareceram ao estádio e esse foi o recorde de público da Arena pós Copa do Mundo.

 
  Arena Corinthians: saiba qual é a real capacidade do estádio  
 

Ficaram então apenas 1.697 lugares vazios para a Arena Corinthians ter a sua capacidade máxima de 48.600 lugares totalmente preenchidos e isso se deve a dois fatores.

1º Camarotes: o Corinthians não está conseguindo vender em sua totalidade os espaços dos camarotes e mesmo na final do Paulista esse espaço não ficou totalmente ocupado.

2º Plano Minha Cadeira: localizado no setor oeste inferior, esse plano do Fiel Torcedor não decolou e mesmo em jogos com grande apelo de público os lugares não comercializados são vendidos a preços exorbitantes para os demais planos o que impede a venda de todos os lugares para os demais torcedores.

Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre esse tema e estamos na torcida para ver a Arena Corinthians ter, sempre que possível, todos os 48.600 lugares ocupados pela a Fiel Torcida!
 
      
   
 

 
 
Avaliação desta notícia vai para: Alexandre Gómez (Voz da Fiel)