x
x
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Sócrates, um gênio que jogou no Corinthians e encantou a todos, veja o vídeo com lances do Doutor

 
       
 

O Doutor Sócrates era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980

 
  Por:

Voz da Fiel

06/02/2021 08:38:33  
       
 
 
 
       
   Sócrates, um gênio que jogou no Corinthians e encantou a todos, veja o vídeo com lances do Doutor   
  Foto: Voz da Fiel  
       
 

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido apenas como Sócrates e consagrado pela Fiel como Doutor Sócrates.

O grande Doutor Sócrates era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980 e é um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

Notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas Já. Sócrates também atuou como treinador, colunista e comentarista esportivo.

 
      
 

 
 

Ele foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada em 2006, pela Revista Placar, para escolher o "time de todos os tempos" do Corinthians. Foi eleito em 1983 o melhor jogador sul-americano do ano e incluído por Pelé, em 2004, na FIFA 100, uma lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de seu tempo, reconhecido por seu estilo elegante.

Uma característica do jogador que marcou sua passagem no futebol foi a sua habilidade no uso do calcanhar. Além disso, marcava gols de falta, de cabeça e de fora da área com frequência. Notabilizou-se por dar assistências primorosas para seus companheiros marcarem muitos gols.

Em fevereiro de 2015, em seu tradicional quadro "The Joy of Six", o jornal britânico The Guardian elegeu Sócrates como um dos seis esportistas mais inteligentes da história (ele é o único futebolista da lista).[5] Para entrar nesta lista, o jornal levou em conta currículos que extrapolaram campos e quadras, tendo uma atuação preponderante em suas áreas e fora delas.

 
 

 
 

Frases do Doutor Sócrates

"Quando cheguei ao Parque São Jorge eu disse, com absoluta frieza, que não era corinthiano, que era até anticorinthiano. Hoje, com a carreira encerrada, digo com a mesma tranquilidade que sou corinthiano até morrer. Eu, que sempre digo que não mudaria nada em minha carreira, se pudesse começar tudo outra vez, talvez, na verdade, mudasse uma coisa, algo totalmente inviável, mas enfim: se pudesse, eu gostaria de ter nascido no Parque São Jorge. Porque a torcida faz isso com você".

"A grande força do Corinthians é a emoção que a torcida passa para o time, algo numa dimensão que nenhuma outra passa".

"É diferente, sim. Nem a do Flamengo é igual. Todos sabem o que essa torcida (corinthiana) representa. Parece que Deus deu uma paradinha lá no Parque e transformou o time e a torcida no que eles são".

 
 

 
 

"O Corinthians não é só um time e uma torcida. É um estado de espírito!"

Assiste ao vídeo com lances do Doutor Sócrates e se emocione

 
      
   
 

 
 
Avaliação desta notícia vai para: Voz da Fiel