& vbCrLfFrase da barra de menu desktop
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Timão encara Palmeiras em busca do título do Paulistão Sub-20

 
       
 

a partida decisiva acontece neste domingo (18), às 10h, em Barueri, com transmissão do Facebook da FPF; Conheça mais sobre a história do Timão na competição

 
  Por:

Voz da Fiel

18/11/2018 10:29:51  
       
 
 
 
       
   Timão encara Palmeiras em busca do título do Paulistão Sub-20   
  Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians  
       
  Neste domingo (18), às 10h, na Arena Barueri, em Barueri, o Corinthians encara o Palmeiras na partida de volta da final do Campeonato Paulista Sub-20. A partida terá torcida única do adversário e transmissão do Facebook da Federação Paulista de Futebol.

Para sagrar-se campeão estadual da categoria pela 21ª vez em sua história, o Alvinegro precisará apenas de um empate no Derby, já que venceu a partida de ida, no Parque São Jorge, por 1 a 0. Contudo, o comandante da equipe sabe que, para erguer o troféu, precisará do melhor dos seus atletas logo mais.

“Em jogos assim, de 180 minutos, a vantagem é muito importante, mas diante do equilíbrio do confronto, da força do adversário, da dificuldade da competição, a gente espera usar esta vantagem só no final do segundo jogo”, alertou o técnico Eduardo Barroca à Corinthians TV após a primeira partida.

Corinthians no Paulistão Sub-20

Para chegar à decisão do estadual, o Alvinegro passou por três fases de grupos, além de dois duelos de mata-mata. Relembre toda a campanha:

1ª fase

Ainda sob o comando do técnico Dyego Coelho, o Alvinegro utilizou boa parte do elenco nesta fase, já que o Timãozinho foi até a decisão da Copa do Brasil Sub-20. Foram 14 jogos, com oito vitórias, três empates e três derrotas e a segunda colocação do Grupo 4, com 27 pontos. Eduardo Barroca assumiu nas rodadas finais desta fase.

2ª fase

Em uma chave com apenas quatro equipes, o Corinthians teve seus dois clássicos diante do Palmeiras nesta segunda fase e cada equipe ficou com uma vitória – no triunfo alvinegro, o rival virou o primeiro tempo vencendo por 3 a 1, porém, o Coringão mostrou sua força e virou a partida para 4 a 3. A equipe de Parque São Jorge somou 15 pontos e terminou na segunda colocação do Grupo 10 com a mesma pontuação do Palmeiras, mas com o saldo de gols menor.

3ª fase

Mais uma vez, o Timãozinho teve um grupo com quatro equipes pela frente e se classificou com mais tranquilidade, somando 14 pontos e avançando na primeira colocação do Grupo 14.
 
      
 

 
  Quartas de final

O Guarani foi o adversário corinthiano no primeiro mata-mata que a equipe teve. No primeiro jogo, realizado no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Alvinegro saiu na frente com um golaço de Igor, contudo, acabou levando a virada. Já no fim, Adson empatou a partida. Na volta, realizada na Fazendinha, um gol de falta de Fabricio Oya, nos minutos iniciais do jogo, deu a vitória e a classificação para o Corinthians.

Semifinal

O Majestoso que decidiu a Copa do Brasil Sub-20 – com vitória para o São Paulo – decidiria quem estaria na decisão do Paulistão da categoria. A primeira partida foi na Fazendinha e, com gol de Fessin, o Corinthians venceu por 1 a 0. O duelo derradeiro aconteceu no CFA Laudo Natel, casa do adversário em Cotia, e o Coringão voltou a vencer: 3 a 1, com gols de Janderson, Fabricio Oya e João Celeri.

Total
31J – 21V – 6E – 4D – 71GP – 31GC

Timãozinho em números

Em 2018, o Corinthians disputou 56 partidas, com 32 vitórias, 15 empates e nove derrotas (66% de aproveitamento dos pontos). Com Eduardo Barroca no comando, o aproveitamento aumenta: foram 31 partidas, com 21 triunfos, sete empates e três derrotas (75% de aproveitamento).

O artilheiro alvinegro no ano é o atacante Nathan, que foi às redes 18 vezes no total – nove delas no Paulistão Sub-20. Fabricio Oya é o maior assistente da equipe, com 14 no total. O meia também é o atleta que mais participou de gols no ano, com 26 atuações diretas (gols ou assistências).

No confronto direto contra o adversário da final, o Corinthians leva vantagem em 2018. Foram cinco jogos até aqui, com três vitórias do Timãozinho, um empate e uma derrota, com nove gols pró e sete contra.

Quando foi o último título estadual?

Em 2015, o Corinthians sagrou-se campeão do Paulistão Sub-20 ao superar o Santos na grande final. Sob o comando de Osmar Loss, o alvinegro goleou o rival por 4 a 0, na Vila Belmiro. Nomes conhecidos da Fiel estiveram em campo: Caíque França, Pedro Henrique, Maycon, Marciel, Léo Jabá e Carlinhos.

No jogo de volta, realizado na Arena Corinthians, o Alvinegro acabou superado por 3 a 2, mas a grande vantagem construída na partida de ida prevaleceu e a base conquistou seu primeiro título na nova casa corinthiana.

Quais anos o Corinthians foi campeão paulista sub-20?

Ao longo da história, a Federação Paulista de Futebol realizou mudanças na idade limite da base e, por isso, muitos campeonatos foram disputados por equipes sub-18 e sub-19. Confira abaixo os anos que o Corinthians sagrou-se campeão:

Sub-18
1947, 1948, 1949, 1950, 1956, 1957, 1960, 1968, 1977.

Sub-19
1965.

Sub-20
1957, 1959, 1967, 1971, 1972, 1974, 1997, 2014 e 2015.
 
      
   
 

 
 
Avaliação desta notícia vai para: Corinthians