VOZ DA FIEL

    Aqui é o lugar onde a Fíel Torcída é ouvída de verdade

       
  Há 35 anos, Timão conquistava o 19º título do Campeonato Paulista  
       
  Segundo o Corinthians, o Timão voltou a derrotar o São Paulo na decisão e conquistou o bicampeonato estadual  
  Por: Voz da Fiel 14/12/2018 11:09:54  
       
 
 
 
    
     
  Foto: Corinthians  
       
  Nesta sexta-feira (14), a conquista do 19º título do Campeonato Paulista pelo Corinthians completa 32 anos. Com um time que contava com diversos ídolos como Wladimir, Sócrates, Zenon, Biro-Biro entre outros, o Timão derrotou o São Paulo por 2 a 1 no placar agregado da decisão de 1983 e conquistou o bicampeonato durante uma das fases mais importantes da história do clube, a Democracia Corinthiana.

Durante a primeira e a segunda fase de grupos, o Corinthians já demonstrava sua força e se confirmava como um dos favoritos à conquista do título. Foi o time que mais venceu com 19 vitórias, e somou um total de 50 pontos na primeira fase, além de liderar seu grupo na segunda fase com nove pontos em seis partidas.

Na semifinal, o Timão enfrentou o arquirrival Palmeiras e se classificou para a finalíssima com o placar agregado de 2 a 1. Após passar pelo rival alviverde, o Timão encararia outro grande rival na final: o São Paulo, mesmo adversário do título conquistado no ano anterior.
 
      
 
 
 
  Na primeira partida da decisão, realizada no estádio do Morumbi, o Alvinegro derrotou o São Paulo pelo placar de 1 a 0, com gol de um dos jogadores mais influentes da época, Sócrates. O jogo de volta, também no Morumbi, terminou empatado pelo placar de 1 a 1, e o autor do gol não poderia ser outro jogador, que não o mesmo Sócrates.

Com o placar agregado de 2 a 1, o Timão conquistou seu 19º título paulista, se firmando como um dos maiores vencedores do campeonato. Além disso, esse foi o bicampeonato estadual do Corinthians em uma das épocas mais importantes da história, a Democracia Corinthiana, em que os jogadores conquistaram o direito de participação política dentro do clube.