& vbCrLfFrase da barra de menu desktop
Logo Voz da Fiel Titulo mobile
       
 

Bingo, o primeiro jogador negro do Corinthians

 
       
 

o Timão foi um dos primeiros clubes do Brasil a aceitar negros no seu clube. Relembramos essa história, no Dia Nacional da Consciência Negra

 
  Por:

Voz da Fiel

20/11/2018 11:11:47  
       
 
 
 
       
   Bingo, o primeiro jogador negro do Corinthians   
  Foto: Corinthians  
       
  Depois de muita luta na Liga Paulista, Corinthians conseguiu inscrever, pela primeira vez na história, um negro para a disputa de jogos com o manto corinthiano. Bingo entrou para a história junto ao Corinthians, sendo um dos primeiros e poucos clubes a aceitar jogadores negros, no distante ano de 1919.

O Timão sempre foi marcado pela sua história análoga à história do povo brasileiro. Depois de ter sido fundado em 1910, por um grupo de operários, o Corinthians entrou em uma briga política com a Liga Paulista de Futebol pelo direito de disputa do campeonato, ao lado de times de elite na época, como o CA Paulistano.
 
      
 

 
  Além da luta pelo direito da disputa do campeonato, o Timão também travou uma batalha para a inscrição de um jogador negro. O Corinthians tentou inscrever Davi, mas a Liga na época rejeitou. Em 1919, Bingo foi o primeiro negro a jogar com a camisa Corinthiana.

Pelo Timão, Asdrúbal Cunha, o Bingo, entrou em campo em oito oportunidades, marcando cinco gols.
 
      
   
 

 
 
Avaliação desta notícia vai para: Corinthians